100%

Aprovado Projeto de Lei que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros aos profissionais de ensino ou recreação em Boa Vista do Incra

Obter conhecimento sobre as técnicas de primeiros socorros é fundamental a fim de evitar possíveis complicações na saúde. Por isso, na última sessão ordinária, 10 de setembro, o Projeto de Lei nº 004/2018 de autoria do vereador, Lucas Ribeiro, que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros ao corpo docente e profissional, voltados ao ensino ou recreação, foi aprovado por todos os vereadores presentes.

“A principal finalidade é garantir que estabelecimentos públicos e privados realizem treinamento em primeiros socorros, no mínimo uma vez ao ano, para o seus profissionais, e com isso, zelar ainda mais pela segurança de quem frequenta estes estabelecimentos”, destaca o autor do projeto de lei, vereador Lucas Ribeiro.

Os casos mais comuns como desafogamento, desengasgo, quedas, fraturas, desmaios e convulsões necessitam das técnicas de primeiros socorros, pois podem salvar vidas. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2015 aponta que 810 crianças até 14 anos de idade, morreram naquele ano vítimas de sufocamento. Ao todo, 611 tinham menos de um ano de vida. Para evidenciar sua relevância, segundo nota técnica da ONG Criança Segura, essa lei é ainda mais importante, pois enquanto no Brasil a sufocação é a terceira maior causa de mortes acidentais em crianças entre 0 a 14 anos, no estado do Rio Grande do Sul a sufocação é a causa número um (1), com 35%.

“O primeiro atendimento nesses casos é fundamental para anteceder o procedimento dos profissionais da saúde, como paramédicos, enfermeiros e médicos, a fim de que sejam realizadas as primeiras técnicas para que não acarrete mais complicações para as pessoas que passam por situações semelhantes”, complementa Lucas.
Deste modo, para destacar a importância do projeto em treinar profissionais das áreas de educação e recreação do município em técnicas de primeiros socorros, cita-se o caso ocorrido em Campinas – SP, há um ano, de Lucas Begalli Zamora, 10 anos, que se engasgou com a salsicha de um cachorro-quente servido como lanche em uma excursão escolar, motivo que o levou à asfixia em minutos. Ele foi transferido para uma UTI móvel e, para o hospital em seguida. No entanto, a criança foi a óbito dois dias depois.

Diante da gravidade deste fato, diversos municípios do País também estão propondo e implantando matérias semelhantes a essa questão, inclusive no Congresso Nacional. Através do projeto, o município garante a admissão de treinamento em primeiros socorros por pelo menos uma vez ao ano, para o corpo docente e profissional dos estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino e recreação de Boa Vista do Incra.

“É importante salientar que este projeto foi debatido com a comunidade em geral, além de professores e profissionais da área da saúde em audiências públicas; Por meio da ideia central do projeto, pudemos complementar com as sugestões da assembleia para torná-lo ainda mais eficaz; tenho a certeza que depois de sancionado pelo Prefeito Municipal, Cleber Trenhago, o mesmo vai beneficiar e, muito, a nossa comunidade, especialmente os pais e responsáveis por alunos. Além da qualidade da educação, os profissionais estarão preparados também para oferecer esse cuidado às crianças”, finaliza Lucas.
 

Notícias

Audiência Pública
Audiência Pública

Audiência Pública, Apresentação das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2019.

CANCELADA....
CANCELADA....

FOI CANCELADA A AUDIÊNCIA PÚBLICA PREVISTA PARA HOJE DE TARDE.

NOVA DATA SERÁ MARCADA.

Fim do Turno Único....
 Fim do Turno Único....

O Presidente Darci Dreher França, vem através do presente comunicar aos Munícipes e população em geral que hoje começa o "Turno Integral" na Câmara Municipal de Vereadores de Boa Vista do Incra/RS.

Projeto prevê a padronização dos diários oficiais da União, dos Estados e dos Municípios
Projeto prevê a padronização dos diários oficiais da União, dos Estados e dos Municípios

As normas de publicação dos diários oficiais da União, dos Estados e dos Municípios podem ser padronizadas. Com a expectativa de facilitar a adoção de mecanismos de transparência e modernização da administração pública, o Projeto de Lei (PL) 10.481/2018 tramita na Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo. A matéria deve ser analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Criado em 1862, durante...

Audiência Pública
Audiência Pública

Metas Fiscais do 2º Quadrimestre...Dia 27/09/2018, na Câmara Municipal, segue Edital em anexo.

Aprovado Projeto de Lei que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros aos profissionais de ensino ou recreação em Boa Vista do Incra
Aprovado Projeto de Lei que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros aos profissionais de ensino ou recreação em Boa Vista do Incra

Obter conhecimento sobre as técnicas de primeiros socorros é fundamental a fim de evitar possíveis complicações na saúde. Por isso, na última sessão ordinária, 10 de setembro, o Projeto de Lei nº 004/2018 de autoria do vereador, Lucas Ribeiro, que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros ao corpo docente e profissional, voltados ao ensino ou recreação, foi aprovado por todos os vereadores presentes...