100%

Aumento de casos de sarampo preocupa Municípios brasileiros

O ano de 2018 tem sido marcado pelo alto registro de transmissão de doenças infectocontagiosas. O sarampo tem preocupado, principalmente, os Municípios da região Norte. Desde 1999, o Brasil não registrava número tão alto de casos confirmados em um único ano. Na época, foram 908 casos de sarampo no país, segundo informações do Ministério da Saúde.

Neste ano, já foram mais de mil casos confirmados. O número foi atualizado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 1º de agosto. Segundo o órgão, foram confirmados 1.053 casos até o dia 1º de agosto, um aumento de 232 casos desde o dia 17 de julho.

Segundo o Ministério, desde 2001 não há registros de transmissão autóctone (quando ela ocorre dentro do território). Entre 2013 e 2015, houve surtos de casos importados, sendo a maioria nos estados de Pernambuco e no Ceará. Foram registrados 1.310 casos da doença no período de três anos.

Surto no AM e RR
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo no Amazonas e em Roraima e em ambos os casos os surtos estão relacionados à importação do vírus. Estes estados concentram 97% dos casos confirmados em 2018.

Outros cinco estados brasileiros também registraram casos da doença. Rio de Janeiro teve 14 casos confirmados e no Rio Grande do Sul foram 13. Segundo o Ministério, estes casos também estão relacionados à importação do vírus. Em 2016, o país ganhou certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o país luta para manter este certificado.

A orientação da CNM é para que os gestores se atentem à realização das campanhas de vacinação, na educação em saúde e na intensificação das ações locais, realizando busca ativa e fornecendo todo suporte para o dia D da vacinação, que acontecerá no próximo dia 18. Outro fator importante refere-se ao envio das informações aos núcleos de saúde estaduais.

Mesmo com inúmeras e constantes mudanças nos sistemas informatizados da Saúde, é fundamental o registro dos dados. É a partir da verificação da epidemiologia que o planejamento das ações é pensado nos diversos níveis de gestão, e a subnotificação acarreta problemas para os gestores e para a população.

Com informações do G1


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Fim do Turno Único....
 Fim do Turno Único....

O Presidente Darci Dreher França, vem através do presente comunicar aos Munícipes e população em geral que hoje começa o "Turno Integral" na Câmara Municipal de Vereadores de Boa Vista do Incra/RS.

Projeto prevê a padronização dos diários oficiais da União, dos Estados e dos Municípios
Projeto prevê a padronização dos diários oficiais da União, dos Estados e dos Municípios

As normas de publicação dos diários oficiais da União, dos Estados e dos Municípios podem ser padronizadas. Com a expectativa de facilitar a adoção de mecanismos de transparência e modernização da administração pública, o Projeto de Lei (PL) 10.481/2018 tramita na Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo. A matéria deve ser analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Criado em 1862, durante...

Audiência Pública
Audiência Pública

Metas Fiscais do 2º Quadrimestre...Dia 27/09/2018, na Câmara Municipal, segue Edital em anexo.

Aprovado Projeto de Lei que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros aos profissionais de ensino ou recreação em Boa Vista do Incra
Aprovado Projeto de Lei que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros aos profissionais de ensino ou recreação em Boa Vista do Incra

Obter conhecimento sobre as técnicas de primeiros socorros é fundamental a fim de evitar possíveis complicações na saúde. Por isso, na última sessão ordinária, 10 de setembro, o Projeto de Lei nº 004/2018 de autoria do vereador, Lucas Ribeiro, que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros ao corpo docente e profissional, voltados ao ensino ou recreação, foi aprovado por todos os vereadores presentes...

Audiência Pública - Dia 13 de Agosto de 2018.
Audiência Pública - Dia 13 de Agosto de 2018.

Irá debater sobre o Projeto de Lei Legislativo Nº 004/2018, que trata da Proposta de “estabelecer no âmbito do município a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino ou recreação a adoção de treinamento em primeiros socorros, ao seu corpo docente e profissional”.

Bate-papo com a CNM: as novidades das transferências voluntárias
Bate-papo com a CNM: as novidades das transferências voluntárias

Tema bastante solicitado pela Rede de Agentes Municipalistas, as transferências voluntárias vão pautar o Bate-papo com a CNM desta semana. Na sexta-feira, 10 de agosto, a analista de projetos da CNM, Zione Rego vai detalhar as novidades implementadas em 2018 na plataforma Transferências Voluntárias. O Bate-papo se inicia ao vivo, às 10h, nas redes sociais da CNM.    A plataforma é disponibilizada no espaço do conteúdo exclusivo da CNM e pode ser acessado por prefeitos e agentes...

Readmissão de empresas no Supersimples é vetada pela Presidência da República
Readmissão de empresas no Supersimples é vetada pela Presidência da República

A Presidência da República vetou integralmente o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 76/2018, que foi encaminhado à sanção presidencial em julho e trata da readmissão de empresas no Supersimples. A justificativa utilizada pelo presidente Temer é de que a proposição contraria o interesse público e a inconstitucionalidade. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entende que a decisão foi acertada. O projeto permitia o retorno ao Simples Nacional das empresas excluídas em 31 de...