100%

Redução da desocupação, CNM indica desenvolvimento do turismo para a geração de emprego e renda

A taxa de desemprego fechou o trimestre de abril, maio e junho em 12,4%, o que representa 13,0 milhões de pessoas desocupadas, mas aptas a exercerem uma profissão e/ou que procuram por emprego remunerado. Os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostram a situação enfrentada nos Municípios, por isso a Confederação Nacional de Municípios (CNM) aconselha o desenvolvimento do turismo para a geração de emprego e renda.

Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pnad Contínua aponta para uma melhora, ainda que pequena, no cenário do desemprego. A redução de 0,7% e de 0,6 – em relação ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre do ano passado, respectivamente. Foram 723 mil pessoas a menos, com o recuou de 5,3% da população desocupada. Na mesma época de 2017, havia 13,5 milhões de desocupados no país.

Já a população ocupada somou 91,2 milhões no último trimestre – com o aumentou 0,7% da taxa. Isso significa que mais 657 mil pessoas conseguiram trabalho remunerado entre março e junho. Se considerar a mesma época do ano passado, a quantidade de trabalhados que voltaram ao mercado sobe para mais 1,0 milhão. O número de empregados com carteira de trabalho assinada foi 32,8 milhões. O Brasil contabiliza 23,1 milhões de trabalhadores por conta própria, o que indica um crescimento de 2,5% e 555 mil pessoas a mais. 

Caminhos
A Confederação
acompanha os números nacionais divulgados, uma vez que a problemática do desemprego e da elevada taxa de desocupação é um reflexo da situação dos Municípios. A entidade também apresenta caminhos para que os gestores locais consigam impulsionar a geração de empregos, como forma de manter a economia em desenvolvimento. E uma das orientações da entidade é desenvolver o Turismo, naquelas localidades onde existem potencialidades turísticas.

A técnica de Turismo da Confederação, Marta Feitosa, esclareceu que a atividade impacta positivamente em 52 segmentos da economia. “O Turismo é considerado um dos principais vetores para o desenvolvimento municipal capaz de gerar rapidamente, emprego, renda, aumento de arrecadação e melhoria da qualidade de vida da população”, explicou. Ela ressaltou ainda que a atividade movimenta toda a cadeia produtiva do Município e congrega diversos segmentos. 
Segmentos
“Um dos mais interessantes é o turismo de eventos que emerge naturalmente como um dos principais propulsores da economia nos destinos turísticos”, destaca Marta. Ele lembra que o Brasil é um dos países mais procurados para a realização de eventos, a atividade representa 4% do Produto Interno bruto (PIB) e cresce acima de 14% ao ano. Isso o torna o um dos segmentos mais importantes, além de promover vitalidade para a economia turística e ocupar as primeiras posições entre os que mais aumentaram em termos de faturamento nos últimos anos.

Ainda conforme explica a técnica da CNM, além de ser soluções para questões de sazonalidade e utilização da infraestrutura e serviços turísticos em baixa temporada, o turismo de eventos também pode ser uma estratégia para aquelas localidades que não contam com potencialidades naturais, além de esquentar a economia local das regiões que recebem pessoas para festas, encontros, reuniões, conferências, etc. Para apoiar os municipalistas com essas atividades, a Área técnica de Turismo da Confederação elaborou e publicou a cartilha Turismo em 360º - Planejando o Turismo no Município, disponível para acesso na Biblioteca on-line da entidade.

Por: Raquel Montalvão com informações do IBGE
Foto: Cepal e Turismo Brasil


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Audiência Pública
Audiência Pública

Audiência Pública, Apresentação das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2019.

CANCELADA....
CANCELADA....

FOI CANCELADA A AUDIÊNCIA PÚBLICA PREVISTA PARA HOJE DE TARDE.

NOVA DATA SERÁ MARCADA.

Fim do Turno Único....
 Fim do Turno Único....

O Presidente Darci Dreher França, vem através do presente comunicar aos Munícipes e população em geral que hoje começa o "Turno Integral" na Câmara Municipal de Vereadores de Boa Vista do Incra/RS.

Projeto prevê a padronização dos diários oficiais da União, dos Estados e dos Municípios
Projeto prevê a padronização dos diários oficiais da União, dos Estados e dos Municípios

As normas de publicação dos diários oficiais da União, dos Estados e dos Municípios podem ser padronizadas. Com a expectativa de facilitar a adoção de mecanismos de transparência e modernização da administração pública, o Projeto de Lei (PL) 10.481/2018 tramita na Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo. A matéria deve ser analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Criado em 1862, durante...

Audiência Pública
Audiência Pública

Metas Fiscais do 2º Quadrimestre...Dia 27/09/2018, na Câmara Municipal, segue Edital em anexo.

Aprovado Projeto de Lei que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros aos profissionais de ensino ou recreação em Boa Vista do Incra
Aprovado Projeto de Lei que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros aos profissionais de ensino ou recreação em Boa Vista do Incra

Obter conhecimento sobre as técnicas de primeiros socorros é fundamental a fim de evitar possíveis complicações na saúde. Por isso, na última sessão ordinária, 10 de setembro, o Projeto de Lei nº 004/2018 de autoria do vereador, Lucas Ribeiro, que visa à adesão de treinamento em primeiros socorros ao corpo docente e profissional, voltados ao ensino ou recreação, foi aprovado por todos os vereadores presentes...